sábado, 19 de fevereiro de 2011

MATRIX é plágio?‏

MATRIX é plágio?‏

Gits(anime) is 1995 (original manga is 1989)
Matrix is 1999


Veja os vídeos abaixo e tire sua conclusão, você concorda que seja plágio, inspiração no anime,  sei que tem muita gente usando a frase "Nada se cria tudo se copia" hoje é mais fácil detectar pois no mundo globalizado as informações correm, principalmente pela internet. 


A série Ghost in the Shell: Stand Alone Complex é baseada no filme Ghost in the Shell porém não é para ser visto em seqüência. O filme seria um episódio afastado da série.
Stand Alone Complex tem duas partes, 1st GIG (tradução: primeiro ´trabalho´) e 2nd GIG (tradução: segundo ´trabalho´), cada uma delas tendo 26 episódios de 25 minutos cada.
A primeira parte trata basicamente sobre uma corrupção relacionada a empresas envolvidas com trabalhos e pesquisas médicas, onde uma entidade chamada Laughing Man (tradução: Homem Risonho), com habilidades sobre-humanas (em relação a 'informática'). Enquanto isso, na segunda parte, é retratado um ideal que move certas pessoas, normalmente em grupos de onze, a cometerem atos terroristas. Mesmo as tramas envolvendo vários 'agentes', o fenômeno Stand Alone Complex (tradução: Complexo de estar ou agir ´sozinho´) sempre está envolvido, quando pessoas, normalmente sozinhas ou em grupos pequenos, agem ao serem defrontadas com situações anormais ou de extrema importância

História

Ghost in the Shell se passa depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação, à rede mundial.
Com isso, a barreira entre o mundo físico e digital está se desfazendo, criando novos níveis de existência, mesmo que essa tecnologia não se restringe somente ao cérebro, mas sim ao corpo todo com próteses especiais que aumentam o rendimento do corpo.
Os temas dos filmes e da série se baseiam em pessoas com certas habilidades extraordinárias, tentando mudar o mundo na direção que elas acham que é o certo ou a solução.
A protagonista é Kusanagi Motoko, apelidada de Major pela própria equipe por causa do excelente senso de tática que ela possui. Ela comanda uma equipe especial, sob comando de Aramaki Daisuke, chefe da Section 9, uma agência secreta.
Outro tema menos trabalhado é a evolução das AI (inteligência artificial), possuindo seu próprio Ghost. Isso acontece nos ajudantes mecanizados da Section 9, os Tachikomas.
Cronologia: série 1; série 2; filme 3; filme 1; filme 2.


The Matrix (em língua portuguesa: A Matriz; no Brasil: Matrix) é uma produção cinematográfica norte-americana e australiana de 1999, dos gêneros ação e ficção científica, dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne.
Lançado em março de 1999, Matrix custou 65 milhões de dólares e rendeu mais de 456 milhões. Matrix Reloaded, lançado em maio de 2003, custou 127 milhões, mas já faturou mais 730 milhões e tornou-se o 13º filme mais visto da história. A continuação foi também o primeiro filme a arrecadar mais de 100 milhões em um único final de semana. Só no Brasil, mais de 5 milhões de pessoas foram ao cinema prestigiar a segunda parte da trilogia.
Matrix foi escrito como uma trilogia (Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions). Todos os filmes viraram sucesso de bilheteria. Os fãs do estilo cyberpunk consideram a trilogia inteira uma obra prima. Matrix é uma obra de arte multimídia, a história inteira do universo Matrix está presente nos 3 filmes, em 9 desenhos animados, chamados Animatrix (o primeiro desenho conta uma história que se passa entre o primeiro e o segundo filme da trilogia), em histórias em quadrinhos (lançadas apenas nos Estados Unidos) e no jogo Enter the Matrix(que completa a história do filme Matrix Reloaded).


2 comentários:

  1. Ghost in the Shell ou Stand Alone Complex é uma inspiração do futuro em suas proprias mentes retirando o mundo real e inserindo o virtual ou seja o relista e a porta da criatividade sobre as mente um sonho envolvendo a vida virtual e o real...

    ResponderExcluir
  2. Que artigo ruim. Não citou as coisas em comum entre as duas obras, como a sequencia inicial da Trinity pulando do prédio, copiada descaradamente de The Ghost in the Shell, ou os plugs atrás da cabeça, outra cópia descarada.

    ResponderExcluir