sexta-feira, 27 de maio de 2011

MP: TV não pode elevar volume nos comerciais


O Ministério Público Federal em São Paulo entrou com uma ação contra a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que a agência seja obrigada a regulamentar e fiscalizar o cumprimento da lei que proíbe emissoras de TV de aumentar o volume nos seus intervalos comerciais.


Em fevereiro foi instaurado um inquérito civil com o objetivo de apurar a ocorrência da prática por diversas emissoras de televisão.


O MPF recebeu os laudos periciais, que constataram diferenças de níveis sonoros de até 5 decibéis entre o sinal de áudio da programação normal e o dos comerciais.


O estudo constatou diferenças de volume entre comerciais em um mesmo canal. Verificou ainda que canais infantis têm maior variação sonora do intervalo comercial para a programação. Apenas uma emissora não apresentou variação no volume.

16 comentários:

  1. Cada coisa que aparece, pensei que era problema na emissora, isso é muito claro quando assisto a Fox geralmente vendo os Simpsons à noite quando passa para o intervalo o volume aumenta significativamente a ponto de ter que diminuir no controle e quando começa o programa tenho que aumentar novamente.

    ResponderExcluir
  2. a dona globo esta semana alguns comerçiais chega a ficar rouco de tão alto q é,até alguns programas. MP fiscaliza hein.....

    ResponderExcluir
  3. E isso acontece mesmo, a Fox e a Globo são as que mais fazem isso, durante a programação tem que aumentar quase no ultimo pra poder ouvir, e no comercial correr pra abaixar o volume...
    Acessem www.bdsmarques.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que essa que não apresentou variação não foi a FOX!!!

    ResponderExcluir
  5. Parei de assistir a Fox por isso

    ResponderExcluir
  6. a Fox chega a ser ridicula

    ResponderExcluir
  7. Cara, quando li o título do post, o 1º canal que me veio na cabeça foi a Fox.

    ResponderExcluir
  8. nossa acho q é unanima a fox.. eu odeio os comerciais dela.. smp dao um susto na minha bb.. tenho q ser rapiada pra nao acorda-la

    ResponderExcluir
  9. Porque todos reclamam da FOX? hehehehe... Eu acho uuma desgraça ter que ficar com o controle na mão o tempo todo e quando chega os comerciais clicar em mute ou baixar o volume. E a globo (pelo menos a digital) na hora que os narradores falam as vinhetas no futebol a propaganda que vem depois é bem mais alta que a narração.

    ResponderExcluir
  10. Quem tem Sky padece! Além dos comerciais da Sky acordarem até o vizinho, ainda cortam os programas para inserir as imagens. Fiquei até com nojo da música do Roberto Carlos!

    ResponderExcluir
  11. FOX, cheguei a rir quando vi os comentarios, acontece comigo tambem. Estou vendo tv a noite dai derepente da o comercial e o volume fica bem mais alto. Na verdade, comigo acontece mais quando assisto o FX, na FOX nem é tanto assim.

    ResponderExcluir
  12. o primeiro canal que veio na mente foi a nickelodeon

    ResponderExcluir
  13. Todos os canais associados à Fox fazem isso (FX, National Geographic e a própria Fox)... mas percebi que o NatGeo nesta semana tem diminuído um pouco o volume.

    ResponderExcluir
  14. Email pauloluiz41@hotmail.com

    Mídia infernizando o telespectador.

    Estou revoltado com os desmandos que há em nosso país. Uma nação onde as empresas de comunicações, (televisão) não sabem respeitar seus telespectadores, aumentando o volume na hora dos comerciais. Agem desta maneira com a conivência dos poderes constituídos, qualquer um pode chamar nosso país de republiqueta de bananas e não podemos nos ofender, porque uma nação onde as leis não são respeitadas parece mesmo uma republiqueta de bananas.
    Cansei de elevar e abaixar o som da TV no controle remoto para não ouvir este abuso dos comerciais. Desisti de vez. A partir de hoje irei usar somente o mute, não irei ouvir mais nenhum tipo de propaganda.
    Conclamo a todos a fazerem o mesmo, porque esperar do governo uma atitude em defesa dos consumidores, jamais isso ira acontecer porque o poder de fogo das televisões principalmente a rede globo, são tão poderosos que colocam qualquer governo no chinelo. Esta é a pura verdade.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
  15. FOX... Só tem um jeito de assistir: dedo no botão de mudo.

    ResponderExcluir