quinta-feira, 10 de março de 2011

Como era Internet de antigamente?

Poxa um belo dia relembrando do inicio da popularização da internet no Brasil por volta de 1996.... fiquei pensando que tempos difíceis. Vou dizer eu sofri um monte rs rs mas foi bacana pegar esse comecinho pelo menos tenho história para contar rs rs ... veja algumas curiosidades que passei.


1 - Para começo de papo Internet discada velocidade máxima 56kbps e por sinal nunca consegui o máximo rs rs conectava a 48kbs 33kbs.... Para não pagar pulsos de consumo telefônico geral conectava durante a semana só de 00:00hs até às 06:00hs (só em emergência mesmo senão fica igual zumbi no outro dia)  ou sábado a partir das 14:00hs , domingos e feriados nacionais o dia todo.... não era simplesmente conectar tinha que programar o discador para tentar umas 20 vezes .... que não era suficiente ia tentando até consegui entrar. ufa.... "Para acessa tinha que ter uma placa de Fax/Modem como na imagem abaixo, quem diria que já usei isso para receber e enviar fax."


2 - Não bastava ter apenas um discador tinha que ter pelo menos uns 3 quando um demorava muito ou dava problema passava para o outro. Discadores ig, pop, ibest, yahoo, terra, cresce.net, clique21, uol, aol, oi, etc...


3 - Coisas do início da internet se não tinha discador era só pedir ao provedor que ele enviava pelo correio o cd-rom, fica esperando de 15 a 30 dias o legal disso tudo que ficou um tempo assim ai depois parou o envio por parte dos provedores. Ligava para o provedor informando que era o primeiro acesso a Internet ai o engraçadinho falava é só baixar o discador em nosso site.... puts !$#@ se to sem net como vou baixar o discador !!! o jeito era fazer uma configuração dial-up na mão para ter o primeiro acesso. dias difíceis.



4 - Site de pesquisa famoso era o Cadê?  não existia google, geral ia pesquisar pelo Cadê? tinha conta de email e tudo. Anos a frente ele foi comprado  pelo Yahoo! e ficou apagadão, com a chegada do google praticamente agoniza no mar da Net.



Visual antigo do Cadê?

5 - Presenciei a super valorização dos sites e a quebra de vários, compras e fusões.




6 - Todos usavam ICQ, Irc o msn já existia mais tinha poucos adeptos pois era muito pesado depois se tornou bem popular até os dias de hoje...

7 - Diversão na Net era entrar no chat do Terra, Uol e Aol.



8 - Baixar mp3 era o máximo usei muito o Napster quase ninguém baixava filmes ou programas a não ser que deixa-se o pc ligado a semana toda. 


9 - Demorava muito para abrir um site, devorava para carregar fotos....



10 - Conexão oscilava e caia constantemente.


A internet de 1996 quando começou a ser popular era mais informativa hoje é mais interativa. Não existia redes sociais, nem Youtube, nem filme online, download em massa, muito menos banda larga popular rs rs.

"Mais uma coisa te digo tinha mais brilho na quela época porque tudo era novidade, hoje tudo que é tecnológico no mundo globalizado é bem corriqueiro perde um pouco do brilho.

Bem são algumas das coisas que lembrei, contribua com essa postagem contando sua experiência nesse período isso é se participou rs rs....

32 comentários:

  1. Olá, muito legal o post! Eu lembro que qndo eu baixava música no Napster, eu chorava de felicidade quando eu conseguia a incrível velocidade de 3, 4 ou 5 kbps. Assim, a música de 4 ou 5 mb demorava mais ou menos uns 40 a 60 min para baixar... Detalhe: não dava para fazer mais nada na net pra nao comprometer a velocidade do download. Hj eu baixo um arquivo de 5 mb em 20 segundos e reclamo se demora mais do que isso... Acho ruim qndo baixo um arquivo do megaupload com 350mb e demora mais do que 20 minutos.
    Em 1995 +- eu usava o Netscape que era instalado no meu Win 3.11 com dois disquetes (que eu ainda tenho) dados pelo meu provedor de internet.
    E internet gratis é mais recente. É pros idos de 1998/99. Antes só tinha AOL com aqueles malditos CD (que eu tenho ainda uns 50).
    E pra quem reclama de upar arquivo hj, tenta upar um arquivo de 3mb com net discada via CuteFTP. hauuhauhauh
    Abrs
    Thiago/Guarujá

    ResponderExcluir
  2. puff.. vc é um pirralho... estou nessa net desde o tempo da BBS... isso tudo que você falou é modernidade... tive que me conectar a telefone americano, já que no brasil ainda não havia provedor... a gente fazia conexão através de linhas de comando tipo DOS... essa beleza que todos navegamos agora, foi feita através de suor de idosos de 35 como eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por acaso era um comando que rodava o "Telerj"? Eu usei mto este.

      Excluir
  3. nossa.. passou um filme na minha cabeça kkkkk
    mto legal o post

    ResponderExcluir
  4. kkk piralho é ótimo rs idoso 35 puts,

    A idéia aqui foi simplesmente relatar o que passei, não estou querendo disputar quem começou a usar a Internet.

    Acredito que muitos passaram pelas mesmas situações e resolvi compartilhar, relembrar.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente quando vi o post num site, achei que era algo mais histórico. Algo do tipo o que o nosso amigo falou ai acima, BBS e conecxão através do DOS com navegador Lynx ou Arachne. Isso ai realmente é algo muito recente ainda, acredito que uma grande parte da molecada tenha usado isso pelo menos uma vez na vida.

    Não tô reclamando, seu post é maneiro, cara passei por tudo isso ai, o que mais fez eu me lembrar dessa epoca foi a parte de ter varios discadores, usei muito bate-papo e ICQ. Hoje realmente isso ai ja passou, bate papo nao existe mais, discador nunca mais vi um na minha frente muito menos ICQ.

    ResponderExcluir
  6. Quem lembra do provedor Super 11? acordava de madrugada para conectar 0800.

    ResponderExcluir
  7. tenho 38 anos e ja passei por tudo isso.. mas esse lance de conectar por telefone gringo e etc nem precisava contar aqui pq era algo totalmente irreal pros brasileiros...a internet saudosista mesmo começou com o meu modem newcon de 33600, icq, noitadas no irc, netscape navigator, eudora..sem contar que programava o discador pra conectar e ia dormir, qdo o desgraça conseguia conectar, buzinava, eu acordava e ia pra net... bons tempos

    ResponderExcluir
  8. Finalmente alguem entendeu rs e disso que estou falando.

    ResponderExcluir
  9. .a internet saudosista mesmo começou com o meu modem newcon de 33600, icq, noitadas no irc, netscape navigator, eudora..sem contar que programava o discador pra conectar e ia dormir, qdo o desgraça conseguia conectar, buzinava, eu acordava e ia pra net... bons tempos
    [2]
    ageumm:

    ResponderExcluir
  10. ÓTIMO O POST,MAS O QUE TA ME DANDO RAIVA SÃO ESSES TROLLS ABAIXO...SEMPRE TEM UNS PRA DAR UMA DE FODÃO...SE NÃO GOSTOU DO POST CALA O DEDO E VAI LER OUTRA COISA.

    ResponderExcluir
  11. coloca o som da internet discada

    ResponderExcluir
  12. Pessoal da uma força para o blog e clica em seguir....

    obrigado pelos comentários... nota 10 a contribuição de vocês;.

    abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. não sei como dos meus 54 anos como eu sobrevivi até 1996 sem internet e tv à cabo sincera mente eu vivia na era das trevas

    ResponderExcluir
  14. hahaa.. verdade.. lembro do super 11... e as reclamacoes dos pais dizendo q passaram a tarde td tentando ligar em casa e soh dava ocupado... rsrs... madrugadas no irc eram demais.... bons tempos!

    ResponderExcluir
  15. é... pois qdo vou à casa de minha mãe, eu ainda uso discada....só abre o msn, e uma página por vez...pois minha mãe não usa pc, e aí não tem como ter internet em casa...algumas pessoas ainda relutam contra a tecnologia, o que fazer né?
    Mas adorei o post,e confesso que essa era aí era mais romântica, pois criávamos uma expectativa durante o barulhinho da conexão e aí vinha aquela alegria qdo lia " Você está conectado".. hj tudo wireless rs

    ResponderExcluir
  16. Se bem me lembro, por volta de 1997 voce podia acessar o site da abril e ver a revista playboy completa (entenda completa como as fotos da mulher da capa), depois eles ficaram com aquela viadagem de so mostrar 4 fotos, mas enfim.

    eu lembro que o meu US robotic sempre pegava aquela conexao maravilhosa de 28Kbps, e eu levava 10 minutos para carregar o site do zipmail.

    ResponderExcluir
  17. Bom... ICQ, IRC... Demais. Eu era totalmente viciado. Mas aqui em Fortaleza, também comecei em 1996 e a placa de fax/modem mais moderna que tinha por aqui, pelo que lembro era de 14400BPS, e eu já utilizava o WIN95. Era terrível. Mas tudo mudou quando essa mesma empresa a qual eu trabalhava, adquiriu VELOX (ADSL) com uma super velocidade de 256KBPS, ou seja, praticamente infinitamente maior. Hoje tenho 2MBPS em casa e acho pouco. Bons tempos aqueles de internet discada, sites leves, já que não existia sites com essas animações de hoje como flash... Muito bom o post. Obrigado por essa nostalgia.

    ResponderExcluir
  18. Ah, esqueci-me de um a coisa... Naquela época até poderíamos ficar sem internet e não nos sentíamos presos, pois caso precisássemos transportar arquivos, poderíamos utilizar disquetes de 1,44MB. Hoje em dia, quem não tem internet, você se considera preso, pois não tem como enviar ou receber arquivos, e-mails, fotos, redes sociais, etc...

    ResponderExcluir
  19. legal o post!
    me fez lembrar da época em que eu trocava a noite pelo dia, só pra ficar na net...exatamente como vc disse, de 0:00 até as 6:00 durante a semana e de 14:00 do sábado até as 6:00 da 2ªfeira, + os feriados o dia inteiro...
    nessa época surgiu uma opção muito boa para não ter que trocar o dia pela noite, e acredito que muitos devem ter usado. fiz uma assinatura baratinha (se não me engano R$ 9,90) da AOL que me permitia acessar a net através de um 0800...ficava conectado 24h por dia, 7 dias por semana, baixei muito jogo da época...com o tempo o 0800 foi ficando sobrecarregado e a AOL cortou o serviço através dele...aí voltei a usar o ig...depois foram chegando as bandas largas...primeiro usei a via rádio e depois passei pro velox...hoje eu uso a NET pois o meu velox ficou ocioso temporariamente, mas não desligada, por motivo de mudança residencial, e os F*D*P da telemar venderam o sinal da minha linha telefônica para outra linha, sem nenhum tipo de consulta ao usuário, ou seja, eu.
    mas isso, graças a Deus, é passado. hoje estou satisfeita com a net da NET e tenho wifi com excelente sinal na casa toda.
    abraço a todos!

    ResponderExcluir
  20. Era lendo e passando um flashblack, parabéns, vou por seu post em meu blog!

    ResponderExcluir
  21. mano vc sofreu em eu tive o previlegio de nacer nos anos modernos kkkkkkkkkkkk brincadeira da hora seu post fui
    mc léo o loko fui

    ResponderExcluir
  22. nao se esqueça da internet ilimitada da telefonica rsrs

    ResponderExcluir
  23. Windows 10, Internet GVT e PCs com muita memória. 2015 hehe

    ResponderExcluir
  24. Interessante essa fase, tenho trauma até hoje, não suporto esperar. Então voce não foi do tempo do BBS (demorei até para lembrar nome), precisamos desenvolver uma maneira de usar comunicação via satélite u cabo ou telefone fixo para poder ficar sem a banda larga. voltar aos tempos d início assim como o exercito usava n início.. Ainda tenho minhas placas e emuladores de fax. Quem tiver contato tente promover essa ideia. Nã smos venezuela.

    ResponderExcluir
  25. Eta porra, bons tempos man! Que saudade! Contava ansioso os minutos para 0:00 e sábado 14:00, usei os discadores ig, ISBT, oi e configuração sem discador apenas no 1500 2000... Sempre pegava incríveis 52kbps era o máximo... msn e flogão bombava!

    ResponderExcluir
  26. Há malas que vão para belém...rsrs quando conheci a internet ela já era tudo isso que é hoje...em 96 eu nem sabia o que era um computador!em 92 eu já sabia que um computador me custaria 15.000.um sonho impossível!

    ResponderExcluir
  27. Que mania de criticar as experiências das outras pessoas. O relato foi de experiência DELE. Ele não trouxe aqui uma fonte histórica da existência da internet desde antigamente até agora.Muito bom teu relato!

    ResponderExcluir
  28. Eu acho tão legal como era a internet antigamente, como é citado no texto tudo era novidade, não era tudo tão aberto e amplo, não que eu goste de limitações mas acho que ter acesso a tudo perde um pouco da magia da internet. Queria ter vivido este período e nas devidas condições.
    -Taylor Erivelto

    ResponderExcluir
  29. tenho 32 anos, tive meu primeiro computador com aprox 16, 17 anos..nao recordo ao certo...creio q tenha sido por volta de 1999.
    meu pc era um AMD K6-II, 64Mb ram, HD 10Gb rsrsrs...e internet discada, claro...
    lembro como se fosse hj, ainda nao tinha mesa pro pc...entao montei ele num canto da sala mesmo, proximo a tomada de telefone. tinha baixado o discador do ig na casa de um amigo, salvei num disquete e instalei no meu pc...rsrsrs...
    a partir dai criei minha conta no ICQ...ODIGO...conforme foram aparecendo outros provedores gratis, fui me cadastrando, e quando tava ruim para entrar por um...tentava pelo outro...
    chegava da escola, esperava dar 0h00 para poder conectar...rs...
    ficava no icq e bate papo do uol...e baixando algumas musicas pelo napster...programa este que depois foi bloqueado...dai usei outros como imesh, kazaa...final de semana era trancado no quarto conversando com a galera e aumentando meu acervo de musicas...download rolando solto, ate que algum parente 'miseravi' ficasse tentando ligar em casa, e acabava derrubando a conexao kkkkkkkkkkkkk...
    depois de um tempo assinei minha primeira internet banda larga...SPEEDY...no comeco era outro mundo rsr...baixar com mega velocidade...nao ter mais problemas em queda de conexao...etc...
    hj as coisas sao totalmente diferentes, temos internet 24h online, acaba que 'falta' coisa pra fazer...e nao tem o mesmo 'gosto' daquela epoca ...enfim...bons tempos....rs

    ResponderExcluir