sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O carro movido à água de 1972

Um certo funcionário de uma montadora na cidade de São Bernardo do Campo, além de metalúrgico, era professor de física e havia conseguido criar um sistema por meio do qual um veículo conseguisse andar movido à água. Este trabalho não era nenhuma novidade, pois à apenas cinco anos antes, outro professor de física uruguaio, também havia conseguido a proeza. Estranhamente, nunca mais se ouviu falar deste professor uruguaio. O estranho foi o que ocorreu com o professor brasileiro. Ele foi convidado à fazer cursos de especializações na Inglaterra. Prontamente viajou para lá e ficou alguns anos "estudando" em solo inglês.

Ao final da sua temporada, retornou para a montadora onde trabalhou até se aposentar. O estranho foi a maneira como ele voltou, pois ficou literalmente abobado, aéreo, sem falar coisa com coisa, algo como alguém que teria sofrido uma lavagem cerebral. Este homem de pouca sorte, acabou se aposentando, afinal de contas, estamos falando dos anos 70 e atualmente ele já é aposentado pela montadora alemã, mas não conseguiu desenvolver mais nada, nunca mais tratou do assunto e só conseguia trabalhar como uma máquina que faz somente o necessário e não mais que isso.

O que impediu ou o que estava por trás deste interesse e por qual motivo estes estudos não foram concluídos? O veículo não se desenvolvia como um veículo convencional, movido à combustão por meio de gasolina ou álcool, era bem mais lento, só conseguia atingir velocidade máxima de 40 Km/h, mas certamente era algo que poderia obter resultados mais positivos se houvesse o empenho em aumentar sua capacidade.

A própria concepção de um veículo movido à água pode permitir resultados não apenas mais eficientes contra o aquecimento global, como também poderia fornecer melhor qualidade de vida, uma vez que o ar seria mais limpo. Não haveria problemas com a falta de abastecimento, pois já existe até uma máquina que produz água à partir da umidade relativa do ar.

Em se tratando de um elemento renovável, se trata também de uma fonte inesgotável de energia, só seria necessário produzir mecanismos para que a produção de água, ou a desalinização da água do mar, viesse a ser mais direta, conferindo dinamismo na produção e abastecimento, evitando o uso desnecessário de água doce.

Mas estamos falando de uma coisa que afeta diretamente o capital de nações que se enriquecem com o sistema existente, seja pela indústria já em atividade que produz e sobrevive dos combustíveis fósseis, seja pela própria extração dos mesmos combustíveis que movimenta o orçamento de países exportadores, onde se incluem a Arábia Saudita, Kuwait, Iraque, Rússia, Inglaterra, Venezuela, entre outros. A Rússia é detentora de uma parte significativa do petróleo mundial, tendo conseguido obter recursos e sair da crise econômica em que se encontrava nos anos 90, por aumentar a exportação de petróleo, sem solicitar autorização da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), organização que monitora a extração e faz com que cada país exportador tenha uma limitação na sua extração, de modo à conferir não apenas o controle do valor de mercado, como também monitorar o estoque de cada um, evitando que estes mesmos países exportadores percam suas reservas e caiam no empobrecimento direto pela perda dos seus recursos.

Os mesmos recursos petrolíferos não ofereceram apenas a capacidade de manutenção do petróleo. Ao manter a capacidade e fluxo da moeda em cada um, se consegue exercer a manutenção de outros canais de investimentos como as empresas bélicas.

Países como os EUA, Rússia, França, Inglaterra e Itália, ganharam muito com a venda de armas para Irã e Iraque, que retiravam seu dinheiro do petróleo e gastavam em armamentos para o enriquecimento dos países que patrocinavam a Guerra.

Um carro movido à água desmontaria toda esta estrutura e faria com que estes países perdessem todos os recursos advindos direta ou indiretamente do que o petróleo consegue promover ao redordo mundo.

Fonte:
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1645921-carro-movido-%C3%A0-%C3%A1gua-1972/

9 comentários:

  1. Isso é uma lenda, pois sou de são bernardo e conheço mtos ferramenteros aposentados pela volks que falam que isso é mentira ou nunca ouviram falar nada a respeito, tanto que existem pessoas q dizem q isso é verdade. Além do mais, se for verdade, não duvido nada de terem ferrado com o cara, ele q foi mto inocente de nao perceber o vedadeiro perigo de sua pesquisa etrabalho.

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  2. Um carro movido a água nunca teria a potência para rodar nas ruas que um carro movido a outra coisa teria, e usaria MUITA água, o que obrigaria fazer com que o carro tivesse que ter um reservatório muito grande (chuto dizer de um tanque "grande" de 100 litros não rodaria 10 km).

    Se quiser fazer teoria da conspiração procure algo mais concreto como dos carros elétricos, que dai sim, até hoje são "boicotados" pelas grandes petrolheiras.

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  3. ia acabar com a agua do mundo se fosse com tanques de 100 litros uhauahuahuahuuaahu

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  4. Já Vi Uma reportagem Na record Sobre Isso

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  5. Na revista Mecanica Popular da decada de 1960 têm um artigo, com fotos, deste motor.

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  6. ouvi uma lenda que aqui Em cuiabá, em Mato Grosso, um professor da UFMT, fisico também, também criou este carro a água. Engraçado, é a mesma história, em SP, aqui, e atpe no uruguai. Se huvesse realmente uma ameaça a oligarquia da industria, por que ela simplesmente não se apropiaria dessa técnologia?

    Outros atacam os poderosos do petroleo, eles são os responsaveis por exterminarem as esperanças desses carros movidos a água criados em todas estas lendas.

    Se isso fosse realidade, alguém ja teria se beneficiado.

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  7. Conheci a história de uma pessoa que fez um automóvel movido a hidogênio, derivado da eletrólise da água, diretamente no "carburador" adaptado com a bateria. Este cientista, como era chamado na sua terra natal em Vitória da Conquista na Bahia, fez uma viagem até o CTA, em São José dos Campos e sua trajetória foi toda acompnhada por vários meios de comunicação (eu assiti no Jornal Nacional na época, acho que ano era 1978 e nos jornais locais). Depois da chegada no CTA e uma semana depois, ele voltou para sua cidade natal e nunca mais, com prova dos moradores locais, saiu na rua sequer durante todos esses anos. Explicações foram muito vagas e sem direito de respostas.

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  8. conheço uma pessoa que abastece o carro com meio tanque de alcool e o resto completa com agua da torneira usando uma mangueira e o seu carro anda normalmente como se fosse tudo alcool !!!luciano londria pr!!

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  9. isso seria uma grande idiotice, pois sen carros movidos a agua o liquido precioso já esta se acabando, imagine se esse capitalismo selvagen ja não teria se aproveitado da ideia

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